quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Prática na dimensão político e social

RESGATE DA VIDA ESTUDANTIL

        Experiências vividas, conhecimentos adquiridos através de muito suor e vontade, assim resumi-se a vida estudantil. Começar essa vida estudantil é difícil,  muito mais difícil ainda é entender: "porque estudar?". Segundo os pais, os maiores incentivadores, é importante porque abre várias portas no mercado de trabalho, pra obter uma formação e principalmente proporcionar, aos filhos, oportunidades que eles não tiveram ou deixaram escapar. Hoje dá pra entender, mesmo que a vida estudantil esteja longe de acabar, que tudo o que eles falaram é válido e sim estudar proporciona tudo isso e muito mais. 
      A vida escolar começa aos três anos uma etapa difícil, pois, é hora de deixar a mamãe ir pra casa enquanto fica-se com pessoas completamente diferente das que está acostumada a conviver, mas depois com a convivência diária acaba acostumando-se. Nesse período de três a seis tudo é muito fácil, só brincadeiras e responsabilidades quase nulas. 
      No ensino fundamental de 1° a 6°serie aí sim começa a complicar, tem-se agora mais obrigações e deveres a serem cumpridos, a obrigação imposta pelos pais e professores de ser tirado uma nota alta e passar de ano, e principalmente aprender. 7° serie traz consigo as melhores recordações de um período fantástico, marcado pelos conhecimentos adquiridos e pela conciliação entre estudos e brincadeiras, obrigações e diversão. 8° serie foi difícil, mudança de escola, deixar de conviver com pessoas que já estava-se acostumada a conviver e encontrar pessoas completamente desconhecidas e o pior: ser a unica "novata". Mas é o mesmo dilema encontrado nos primeiros anos, a convivência diária resolve tudo. 
       Ensino médio foi sem dúvida o melhor período, pois mais madura vive-se a escola intensamente. Também proporcionou momentos inesquecíveis como a visita ao lixão de Imperatriz, ver a realidade de outras pessoas, pessoas estas que não tem o conforto que temos e as vezes nem o que comer é difícil, se deparar com essa realidade é uma experiência que todos deviam ter. Foi no ensino médio também que conheci o melhor professor: K.S. de Biologia, um professor que todos deveriam assistir pelo menos uma aula dele com certeza ia ver a biologia, a escola e a vida de outra forma. Mas, foi nesse período que se encontrou a maior dificuldade encontrada: a falta de professores, que era muito grande, pois no 3° ano chegou-se a ficar sem professores de Química, Física e Matemática, matérias essenciais para o ano de vestibular. 
         Bom a vida estudantil foi marcada de vários momentos bom e ruins, mas nada comparado a felicidade de ver seu nome na lista de aprovados para uma Universidade. Confesso que Pedagogia nunca foi opção de vida, mas pretendo continuar e terminar o curso pois estou gostando muito. Sonho mesmo é fazer Jornalismo, mas vou tentar sempre e com Fé em DEUS consigo.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário