quarta-feira, 28 de setembro de 2011

RESUMO INFORMATIVO CAPITULO 1

NOGUEIRA, Maria Alice. Bourdieu e a Educação. 2 ed.Belo Horizonte: Autêntica, 2006, pp. 23-31.

O presente resumo tem como objetivo principal a forma como Bourdieu tenta construir uma sociologia renovada, se distanciando tanto da restrição imposta pelo subjetivismo quanto pela retificação da ordem social imposto pelo objetivismo de maneira inflexível as ações individuais. Bourdieu argumenta que é possível conhecer o mundo social de três formas: a fenomenológica que se restringiria a captar a experiência primeira do mundo social, ou seja, a vida cotidiana dos membros da sociedade, a  objetivista que se caracterizaria pela quebra que promove em relação à experiência subjetiva imediata, e a praxiológica que é uma alternativa capaz de solucionar os problemas do objetivismo e do subjetivismo. Para resolver o problema de Bourdieu em relação ao subjetivismo e o objetivismo os autores enfatizam o fato de que só seria possível por meio do conceito de habitus, que seria assim o elemento central da proposta desenvolvida por Bourdieu.Os autores tem como metodologia a pesquisa bibliográfica, usando como base o livro Bourdieu (1983a). Os resultados encontrados foram que através do habitus  o subjetivismo deixaria de ser algo individualista e passaria a ser interpretado como algo produzido segundo um conjunto mais ou menos estável de disposições incorporadas. E o objetivismo seria superado porque as estruturas sociais deixariam de ser vistas como produzindo comportamentos de forma mecânica.

Palavras-chaves: Subjetivismo. Objetivismo. Habitus.

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