NOGUEIRA, Maria Alice. Bourdieu e a Educação. 2 ed.Belo Horizonte: Autêntica, 2006, pp. 33-56.
O presente resumo tem como objetivo principal discutir o modo como Bourdieu concebe e analisa a realidade social que, segundo ele seria o espaço social, os campos e os tipos de capital (econômico, cultural, simbólico e social). Para Bourdieu as produções simbólicas seriam capazes de estruturar a percepção do individuo propiciando a comunicação entre eles e que a estrutura presentes no poder simbólico reproduz as principais hierarquias presentes na sociedade, ou seja, a estrutura de poder e dominação social. Segundo ele a sociedade está dividida em burguesia e proletariado, ou seja, em dominadores e dominados seja culturalmente ou financeiramente. Esse tipo de divisão acarreta um outro problema que Bourdieu discute: a violência simbólica que é a imposição da cultura dominante como sendo a unica cultura e quem não se encaixa nela acaba por ser excluído da sociedade. Mas há culturas que se manifesta tanto entre os membros da cultura dominante quanto entre os dominados, como por exemplo o individuo que não domina plenamente o padrão culto da língua, apesar disso, ele reconhece a superioridade desse padrão de linguagem e busca de alguma forma adequar-se a ele. Os autores tem como metodologia a pesquisa bibliográfica usando como base os livros: O poder simbólico (1986a), Bourdieu (1989a) e CF Bourdieu(1983c). Os resultados encontrados foram que os indivíduos estariam sempre em disputa, buscando manter ou elevar sua posição nas hierarquias sociais, pois é a forma de se manter bem diante da sociedade.
Palavras-chaves: Realidade social. Violência simbólica. Hierarquias sociais.
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